Seguidores

fevereiro 22, 2012

Seminário Internacional Letras (UCS) 2011 - Simpósios Temáticos (Bakhtin)

http://www.youtube.com/watch?v=nHTCly-ccIY&feature=share


Leitura do texto literário: um viés enunciativo.

Marice Fiuza Geletkanicz *

Resumo: Este trabalho visa discutir a fragilidade da dicotomia entre língua e literatura no ensino. Para isso, nos inspiramos em Beth Brait (2000), que diz que “O profissional de Letras [...] terá necessariamente de estar apto, enquanto escuta e enquanto olhar, para essa multiplicidade de formas de mobilização da língua, impedido [...] de assumir uma possível dicotomia entre língua e literatura, uso e criatividade, especialmente no que diz respeito ao ensino e à pesquisa”. Para demonstrar essa percepção da fusão (que concebemos inquestionável) dos campos linguístico e literário, selecionamos o conto dos Irmãos Grimm, intitulado As Três Linguagens, para uma proposta de análise. Nele, abordaremos a multiplicidade de vozes sociais que podem ser percebidas na trama pontuada de discursos persuasivos e autoritários das personagens. Algumas dessas atuam como forças centrípetas e outras centrífugas, capazes de representar e instigar as mais diversas posições axiológicas. Nesse sentido, a proposta que trazemos tem como objetivo a leitura dessa narrativa literária sob o viés da lingüística da enunciação, perspectiva através da qual se torna possível o reconhecimento não somente dos enfoques simbólicos e literários comumente explorados em aulas de literatura, mas da vasta riqueza lingüística que o conto oferece. Além disso, ao enfocar os jogos de poder transmitidos via linguagem, a narrativa favorece a reflexão sobre o movimento de um contexto social, proporcionado pelas relações dialógicas que o constituem.

Palavras-chave: Língua e Literatura. Ensino. Análise enunciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário